Receitas

Sabão pastoso ecológico

Material:
250 ml de qualquer óleo de cozinha usado em sua casa (canola, milho, soja, arroz).
100 g de soda cáustica em escamas (hidroxido de sódio).
200 ml de água filtrada.
100 ml de qualquer amaciante de sua preferência.
3o0 g de sabão de coco bem macio em pedaços (01 unidade (200 g) + meia unidade) ralado em ralo grosso.
corante alimentício (02 a 05 gotas).
10 ml de essência de sua preferência (sugerimos: café, limão, alecrim, menta ou pinho).
São 5 etapas fáceis de seguir, veja como fazer:
1ª etapa
Passe o óleo por uma peneira de malha bem fina ou por um filtro próprio para óleo, feito com tela de poliéster e a venda em qualquer supermercado, acrescente ao óleo o amaciante, mexa e reserve em um recipiente de vidro ou plastico.
2ª etapa
Dissolva a soda cáustica em 100 ml de água filtrada fria com uma colher de pau, nesse momento use luvas descartaveis para proteger as suas mãos. Reserve em um recipiente de aço inox, vidro ou plastico.
3ª etapa
Derreta em banho maria, o sabão de coco ralado com os outros 100 ml de água filtrada fria, acrescente o corante e retire do fogo, mexendo lentamente para diminuir a temperatura, acrescente em seguida a essência escolhida, misture novamente e reserve.
4ª etapa
Misture agora a soda cáustica já dissolvida em água fria ao óleo e ao amaciante que já estão preparados e reservados, mexa lentamente para melhor fusão, neste momento ocorre um processo de saponificação, que é uma reação química por hidrólise, de ácidos graxos, azeites ou óleos com uma base de sódio, ou soda cáustica. Está então surgindo um denso sal do ácido graxo que é o seu novo sabão, reserve esta mistura.
5ª etapa - final
Misture com a massa do sabão de coco derretido, o preparado reservado resultante da mistura do óleo com amaciante + a soda cáustica. Aqueça tudo novamente em banho maria com fogo bem baixo, mexendo sempre evitado ferver para não perder as propriedades olfativas da essência.
Despeje a mistura, que agora já é um sabão pastoso, em uma forma de silicone ou pote de margarina previamente lavada. Deixe esfriar e maturar de um dia para o outro. Isto vai permitir que o sabão respire e a acidez da soda cáustica desapareça. Depois é só usar.